Injustiça! Grita o impotente. Mas nós gritamos: Deus tem tudo em suas mãos.
Campeonato de Basquete nos anos 70: Real Madrid e Juventud de Badalona estão empatados em primeiro lugar. O Juventud está ganhando do Real por uma grande diferença, o campeonato já é quase do Juventud, mas algo acontece: Cardona, o árbitro auxiliar, apita um monte de faltas contra o Juventud e expulsa vários jogadores da equipe. Assim, o Real Madrid ganha a partida e o Campeonato. Foi o último jogo que aquele árbitro apitou. A injustiça foi tão grande que ele foi excluído para sempre.
Muitas vezes nos encontramos em situações nas quais a injustiça é tão chocante, que gostaríamos de fazer algo para remediá-la. Quase nunca é possível e o que nos resta é protestar: “É injusto! Isto não se faz!”. Estas situações aparecem no trabalho, na escola, na política, na sociedade… E sempre, sempre, sempre dizemos: “algum dia Deus o fará pagar por isso”.
É certo que Deus é onisciente e, portanto, vê e sabe de tudo: sabe quando nos enganam, quando falam mal de nós, quando nos perseguem. Deus sabe quantos ditadores há no mundo, vivendo e agindo de acordo com o que lhes vem à cabeça. Ele conhece as injustiças desta terra, todas e cada uma delas. De Deus foi a primeira palavra no mundo e também dele será a última. Ninguém pode se esquecer disto: não haverá injustiça que não seja reparada, mal que não seja julgado. Nada escapará da grandiosa justiça de Deus.
Mas no texto de hoje, há outra lição que temos que aprender. Os três amigos de Daniel foram injustamente denunciados e enviados à morte, mas no lugar de se queixarem, disseram: “Sabemos que Deus quer livrar-nos!” Todos nós poderíamos dizer isto, não é verdade? Mas, e a segunda parte da resposta? “Se Deus não nos livrar, nós seguiremos lhe obedecendo e confiando somente nele.” Esta é a maior lição de confiança que existe.
É fácil acreditar que a Justiça de Deus acontecerá, mas é difícil dar o passo seguinte e pensar: “ainda que Deus não resolva esta situação, eu continuarei confiando nele”. Pode ser que neste momento estejamos na equipe perdedora devido à injustiça; mas é neste momento que comprovamos nossa confiança em Deus. A nossa mensagem ao mundo continua sendo muito simples: Deus sabe tudo e Sua justiça vencerá um dia, não há nenhuma dúvida sobre isso e por enquanto eu seguirei com confiança, porque sei que o Senhor tem poder para me livrar!